8. Debate: Automutilação


Oi, meu amores <3

Eu desisti de baixar o DotA 2. Não quero mais casar com Mello (o amigo que eu disse que queria todos os jogos do Steam dele.), tentei baixar o jogo várias vezes e não deu certo. Mas como tudo o que eu faço é para, de alguma forma, obter aceitação social, comecei a assistir Teen Wolf para conseguir algum assunto com um garoto que irei conhecer num evento de Percy Jackson no dia 1º de junho, e também irei assistir American Horror Story, só para conversar mais com meu primo. Amo muito ele, e sou capaz de assistir toda a /risca/ putaria /risca/ de AHS por ele. Mas enfim, esse é só o meu blablabla para encher o parágrafo, então a partir do negrito irei falar do post em si. Ok, bora lá! Eu estava de boas no Facebook, e aí vi a página Pulsos. Comecei a dar uma olhada nos posts, e bateu uma super vontade de fazer esse debate. Tanto por querer saber a opinião de vocês, quanto por querer dar a minha opinião e desabafo, além de querer falar sobre um projeto muito legal que quero que conheçam! Se quiser ler, já sabe, não é? Vamos!



Eu aposto que vocês já viram, pelo menos uma vezinha, uma imagem de uns pulsos cortados, ou alguma tirinha zoando com quem pratica automutilação. Ou até mesmo debates sobre o assunto, até porque acho que vários blogs já abordaram esse tema. Mas eu nunca vi a opinião de vocês sobre isso, e quero saber qual é. E quero que conheçam minha opinião. E quero desabafar, porque o P-eacecraft nada mais é que meu diário aberto. Então, vamos lá, ok? Esse é um assunto muito delicado, mas temos que falar porque hoje em dia acontece bastante. Vai que esse post ajuda quem pratica? 

As formas de praticar automutilação são várias, sério. A mais comum é cortar os pulsos, ou pernas/coxas, se queimar, tomar remédios sem a intenção de suicídio... Isso aí é uma base. Agora vamos até a minha opinião sobre isso.

EU acho que é algo errado. Acho mesmo. Mas não interpretem isso como se eu condenasse as pessoas que praticam, porque eu tô nesse grupo e me sinto mal quando julgam. Fico assustada, nervosa, com medo das pedras que atiram. Contudo, ferir ao próprio corpo não é a solução. Eu sei que é a maneira de algumas pessoas. Alguns fazem isso para que a dor física seja maior que a dor emocional, como se isso de alguma forma diminuísse o impacto dos sentimentos. Outras fazem isso porque se julgam como "um lixo humano", e se sentem culpadas por serem o que são, portanto fazem isso para se punir. Cada um com seus motivos, certo? Algumas pessoas são julgadas por serem anoréxicas. Outras, por serem gordinhas, por serem inteligentes. Enfim, a lista é enorme. E, sabe, eu me sinto muito impotente por saber que tantas pessoas fazem esse mal por opiniões alheias e eu não posso fazer muita coisa para ajudar. 

Meu desabafo (é apenas um "depoimento", quem não quiser ler, tudo bem): Não faz muito tempo desde que eu comecei a me cortar. Meus cortes são bem superficiais, para que eu possa dizer "Ah, foi só um arranhãozinho do gato da vizinha.", e para cicatrizar rápido. Mas cheguei a cortar meu ombro (doideira, né?), minha coxa e até tentei cortar a barriga, mas a lâmina não era muito boa e aí não consegui. E você pode me pergunta o motivo que me leva a fazer isso, que eu realmente não saberei. "Você é gorda." "Você é tão estranha." "Nossa, ela é BVL, credo." Essas frases magoam muito. E é tudo muito pior quando eu tenho em mente que eu nunca serei para minha mãe o que ela sonhou da filha. E nunca serei suficiente para ninguém. E, não, eu não me corto exclusivamente por esses motivos. Faço isso também porque gosto da sensação. E está se tornando um vício, sabe? Vou tentar largar, juro. Ok, eu tô fazendo muito drama, irei parar por aqui mkdalçsmdksla Espero que não pensem que quero chamar atenção, porque não quero. Eu considero demais o Peacecraft na minha vida, e gostaria de expor meus sentimentos nele. Nunca irei deixar de fazer isso.

Atualizando: meu amigo acabou de me fazer prometer que não farei mais isso. Vocês não tem ideia de como eu tô me sentindo, é desesperador.

PROJETO BORBOLETA

Eu não esqueci do projeto, gente! Quero muito que conheçam ele, embora eu não tenha coragem de fazer porque acho que mataria a borboletinha. Enfim, é o seguinte: esse projeto foi criado para quem se corta, e se sente pronto para parar. Que está decidido a parar, sabe? Então, é assim: quando você sentir que quer se ferir, desenha uma borboletinha no lugar que você quer fazer isso. Nomeie a borboletinha com o nome de um ente-querido, ou se você não se corta, pode fazer o mesmo e nomear a borboleta com o nome de alguém que você quer que tenha melhoras. Não pode esfregar com sabão! Você deve deixar a borboleta desaparecer naturalmente. Fazer <qualquer coisa> que faça a borboletinha sumir de uma maneira não natural é como o crime da brincadeira. Se você cortar a parte do corpo onde fez o desenho, medite que matou a borboleta. Se você não cortar, ela permanece viva e livre. (Lembre-se que ela representa alguém importante para você!). Se você tiver mais de uma borboleta, representando outras pessoas, e ferir-se apenas uma vezinha, matou todas elas. Essas borboletas são mais do que especiais, então cuide bem delas. Se em algum momento perder o controle e ferir-se, não desista. Você é forte, então recomece o programa! 

De todo o coração, me desculpem por fazer uma postagem tão longa. Haviam tantas coisas que eu queria falar... Espero que leiam tudo. Ou ao menos quase tudo, porque imagino que muita gente não vai querer ler o meu desabafo. Desculpem por tomar tanto tempo de vocês.

E vocês, o que acham sobre automutilação? Gostaram do Projeto Borboleta? Que tal fazerem uma borboleta para alguém que gostam e sofrem disso? Se fizerem, eu adoraria que tirassem fotos e deixassem link. Porque é incrível ver que tem gente que se preocupa com outras pessoas! Enfim, é só isso. Espero que gostem. E digam o que acham!

9 comentários:

  1. Cê sabe jogar isso? Se sim, como vocês conseguem jogar esse treco? Eu não consigo nem Minecraft! Só GC e olhe lá... "toda a /risca/ putaria /risca/ de AHS " mas AHS nem tem tanta putaria, hdsuygsydu. Sério, eu nem consigo ligar para isso, shuyasgyug. Enfim.

    Bom, eu sempre quis tratar sobre esse assunto e assunto como religião lá no blog, mas hoje em dia tudo é tão julgado que qualquer frasezinha mal interpretada, você já é recebida com sete pedras na mão! "As formas de praticar automutilação são várias, sério. A mais comum é cortar os pulsos, ou pernas/coxas, se queimar, tomar remédios sem a intenção de suicídio..." certo, mas automutilação é apenas se cortar e tal.. Se queimar é tipo masoquismo e tomar remédio.. Bom, tomar remédio vai do que a pessoa tem em mente, sabe?

    Sabe, acho a mesma coisa que ti, mas acho que sou a pior pessoa para falar que "isso é errado" e sei lá.. Mas concordo, acho que maltratar teu próprio corpo por conta de outra pessoa, não vai mudar nada, sabe? Mas é como dizem, a dor diminui e cada um tem um motivo para fazer.. Tem gente que se sente bem, gente que acha que fazendo isso, vai ganhar atenção, sabe? E eu tenho pavor de gente que faz isso para chamar atenção!! Tão desnecessário, cara.. Ficar com marcas para chamar atenção? Olha, eu garanto que quem tem marcas no corpo, não gostam nada de ter essas marcas, sabe? Mesmo fazendo isso, ela tem consciência do quão vergonhoso é ser "fraca" ao ponto de se cortar! Não, fraca não.. Pois a pessoa tem que ter uma puta de uma coragem para cortar a si mesmo! Mas, cara, para essas pessoas é chato ter essas marcas e ter que ficar escondendo, sabe? Para não receber julgamentos e tal.. Daí vem uma pessoa, se corta e sai mostrando para Deus e mundo?! Ah, qual é... Tem tanta forma de chamar atenção e ela vem com uma coisa que é considerada como um problema grave? Caramba, é muita falta de consciência!

    Cara, você se sente mal por falarem que é BVL? Eu tenho 14 anos e ainda sou, hoje em dia gurias de 14 anos nem são mais virgens, poxa! Tem noção do quão me orgulho por não estar metida nesse meio? Cara, eu tenho 14 anos, sou quase uma adolescência e eu quero apenas aproveitar, sabe? Se eu tiver que perder meu BVL com 16, que se dane, eu vou ficar até os 16 sem ficar! Não que eu queira isso, não quero, sabe? dshdsuhgsuy Mas enfim, você realmente não tem que ligar para isso, vi no about que cê tem 13, e assim como 14, 13 é uma idade jovem, cara.. Ta, tudo bem que se você tem 13, você ainda é uma criança e daí você faz 14 e BUM! Todos acham que você tem que ter responsabilidade, que já sai namorando e blá blá blá, mas, caramba! Aproveita teus 13 anos, cara! Sério! Quando você chegar nos 14, 15, 16 etc, você vai parar e pensar "droga, como eu queria voltar a ser criança e não saber de nada disso...", então ignora esses tipos de comentários, poxa! Gorda? Cara, faz a mesma coisa, ignora e vai ser feliz! Acredite, já fui chamada de palito e tudo mais, hoje em dia eu sou uma tábua, mas não um palito, sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentário ficou muito grande, então tive que mandar outros ): Desculpe o tamanho, sério!

      E quando me chamam de gorda zoando, eu fico doida! Eu sou totalmente paranoica em relação ao meu corpo justamente por ligar para esse tipo de comentário, então sério, não ligue! Isso não faz nada bem! Mas, ainda bem, eu não tenho bulimia e nem nada do tipo, e nem sou tão magra como antes, sabe? Mas eu continuo ligando e isso é uma merda! Então, sério, apenas ignore... Estranha? Você tem noção do quão bom é ser "estranha", vulgo diferente? Caramba, ser igual é tão chato.. Ser normal é uma droga! Então se te chamarem de estranha, sorria. E se for por aparência, sorria também! Essa pode ser a frase mais clichê do mundo, mas você é linda do teu jeito e ponto! Também não sou a melhor pessoa para falar isso, já que eu sou fraca o bastante ao ponto de ligar para quem fala de minha aparência, tanto que quando me chamam de linda, eu nem sei o que falar, pois acho que estão mentindo, sabe? Então, para! Você é linda, sabe? E voltando em relação ao BVL, se você ainda não perdeu, ainda não chegou a hora, sabe? Não vou falar o cara certo, pois acho que não tem exatamente um cara certo para o primeiro beijo, mas enfim, cê entendeu, né? E falar "vai ser com o cara certo" é mais clichê que "você é linda do teu jeito", acho... Mas isso não vem ao caso, enfim. Não ser a filha que tua mãe sonhou? Caramba, tenho certeza que só por VOCÊ ser filha dela, já é um sonho! Tira isso da tua cabeça, pois tenho certeza que se um dia ela te escutar falando isso, ela te pergunta se você é doida e começará um discurso falando o quão você deve ser uma filha perfeita!

      Excluir
    2. Ninguém é o filho que os pais sonharam, isso é coisa de filme, sabe? Os pais não podem tornar seus filhos seus sonhos, pois cada um tem sua personalidade, seus gostos, vontades e tudo mais.. Então, também já pode ir tirando isso da tua cabeça! Ta? Você deve ser considerada a melhor filha pela tua mãe, cara! Não só pela tua mãe, mas creio que pelo teu pai, também.. Sério, garanto! E mesmo que você possa não ser como ela sonhou, ela te ama mais do quê qualquer pessoa e com certeza deve ficar com um sorriso lindo quando escuta um "eu te amo" vindo de você, então para de pensar nisso e vai lá onde ela ta, apenas para dizer que a ama, pois garanto que teu amor é a única coisa que importa para ela! O teu amor, a tua felicidade, saúde... Enfim. Sério, tire esses teus pensamentos, acabe com eles e pense em... Tubarões voando! É, tubarões que voam, pense nisso... Pense em como seria legal, cara. Como seria legal se existissem tubarões voadores.

      Eu conheço esse projeto, mas não acho que ele dê certo, sabe? Mas se isso faz a pessoa ter um motivo a mais para não se cortar, que faça parte do projeto, uai! Desenhe, dê nome e crie sua borboleta como se você tivesse cuidando da coisa mais importante para ti. É...

      E, cara, faz o seguinte.. Pensa que a cada corte que você faz, é um pedaço do coração de alguém que você ama e uma dor a mais que ela sente, deu certo comigo, sabe? Pensa na tua mãe e no quão mal ela ficaria se soubesse disso, poxa... Experiência própria, haha. Pensa.. Sei lá, no teu cachorro -se você tiver um, pode ser qualquer outro animal, ou pessoa, também; é que cachorros são amor ♥- e no quanto ele fica mal sabendo que você ta mal, ta? E quando se sentir mal, lembre que tem uma pessoa que se preocupa com você, eu me preocupo com você e não estou sendo hipócrita! -tenho esse problema de me preocupar com as pessoa, sabe? ):- Pense que alguém quer te ver feliz e em quanta gente maravilhosa está ao teu redor, cara! Você prometeu para o teu amigo e eu te peço um favor, prometa, também, para mim, que não irá mais fazer isso, ta? Se ta mal, coma, durma, grite, assiste, leia, faça o que você goste! Mas faça qualquer coisa que não envolva tirar sangue do teu próprio corpo para se sentir "melhor", ta? Apenas esqueça tudo de ruim e vai ser feliz do teu jeito!

      Enfim, espero que tudo isso passe! De coração... E eu estou com preguiça de ler isso tudo, então se tiver algum errinho, ignore, ta? Por favor, haha.

      Excluir
    3. Eu também não sei jogar Minecraft! mskçmdslaçd Até consigo jogar Grand Chase, mas sou totalmente noob, sei do básico e acabou. -q Não sei se tem muita ou pouca, mas meu primo me mandou um gif que me deixou traumatizada. çç

      Eu acho esse um bom tema, de verdade. E eu ia curtir muito ver lá no Vitoriando! Eu tive cuidado para ninguém me interpretar mal nas minhas frases, levei horas para fazer o post e volta e meia apagava várias coisas, porque eu sabia que alguém iria atirar pedras. Ahh, mesmo? :c Desculpe o erro. Eu procurei no Wikipédia para ter uma base melhor do que escrever no post, e essas várias coisas estavam listadas, sabe?

      Eu penso a mesma coisa! Detesto falar disso, mas eu pensei: "Bem, o P-eacecraft é meu cantinho. E o pessoal é maduro o suficiente para não me xingar de mil coisas por fazer algo assim.", e então vim e falei o que eu fazia! Isso é uma doença, poxa... as pessoas não deveriam ficar fazendo isso por querer atenção. Eu já senti que precisava fazer algo realmente drástico para conseguir que meus pais olhassem para mim, mas de verdade, eu nunca vou me cortar com esse objetivo. É tão ridículo usar um problema sério só para se aparecer, não é?

      Ah, não, não, não, não! Não é isso não, Mavis! Eu pouco me importo de ser BVL, sabe? Não dou a mínima para isso, juro. Por mim, posso ficar até meus 18 anos sendo e não ligaria nadinha. O que me magoa são os julgamentos. Ficam zoando muito, e eu fico incomodada. Eu só queria acabar com isso, sabe? Olha, sério, você não tem ideia do quanto eu queria ignorar. Eu sempre digo para as pessoas ignorarem nos meus conselhos. Mas eu simplesmente não consigo... eu sou alienada pelas revistas adolescentes de moda, sabe? As vezes passo fome para não extrapolar.

      Tudo bem, não me importo com o tamanho, Mavis dsmdlçsadmk Eu adoro comentários like a Alcorão, sinto que se importam de verdade, além de gostar dos desabafos. >33<

      Eu também fico doida! Sabe, até eu zoo com isso. Falo que sou gorda, porque já estou adaptada a esse pensamento, porque sei que sou mesmo, entende? Eu sei que é bom ser estranha, mas, Mavis... eu não sei nem como explicar isso, de verdade. Até uma das minhas melhores amigas, repentinamente, me disse: "Você é tão estranha." Esse tipo de coisa me deixa arrasada. Absolutamente todos dizem isso. Eu só queria que alguém dissesse especificamente qual é o problema, e eu vou mudar para ninguém precisar se incomodar com isso, ou eu não precisar passar horas pensando nisso, e chorando tanto por não entender qual raios é o meu problema. Quero muito acreditar nisso, sério. Mas meu pai só sabe reclamar de mim. Ele quer que eu seja perfeita. E eu não sou. Eu não consigo ser suficiente para ele, sabe como é? Acho que, se ele tivesse a oportunidade de voltar no tempo, pediria minha mãe para, sei lá, fazer um aborto. HUEHUEHEUHUEHUEHUEHEUHEU Que fofo - e assustador. Um tubarão voando é tão fofo e assustador. ;u;

      Acho que não vai dar muito certo, não. Mas qualquer dia eu tento, vai que dá certo?

      Vou tentar fazer isso. Acho que pode dar certo, mas é difícil largar tão repentinamente algo que estava se tornando um vício. Obrigada, Mavis. ♥ Prometo que vou tentar não fazer isso, ok?

      Mavis, você não tem ideia do quanto eu me emocionei com seus comentários, de verdade... Muito obrigada, de coração. Por pouco eu consegui terminar de ler seus comentários, porque teve um momento em que eu comecei a chorar e tive que me controlar bastante para não embaçar toda a vista e continuar. De verdade, muito obrigada. Você não tem nem ideia do quanto que isso é importante para mim. ♥

      Excluir
  2. Oi. Então. Faz pouco tempo que comecei a me cortar. Não sei o que esperava encontrar nos cortes, mas o que encontrei foi um alívio momentâneo de toda a dor e raiva que eu sentia. Às vezes fico pensando se somente comigo acontece isso de me sentir estranha/fraca/feia/errada em tudo. Parece que as coisas só acontecem comigo... Parece que o mundo está sobre minhas costas e eu não consigo suportar esse peso. Minha família nunca foi- e nunca será- uma família. Não porque meus pais são separados desde antes de eu nascer, ou porque meu padrastro é um lixo de pessoa que só tem olhos pra "filhinha" dele (Não culpo a garota). Mas simplesmente porque uma família precisa ter cara de família, não pode ter segredos, ou falta de confiança. E isso não acontece aqui... Então eu ~burra~ terminei com meu namorado. Então a raiva, a dor, tudo, se misturou e eu comecei a me cortar. Eu chorava e me cortava então parava de chorar. E, quando não sabia/lembrava onde tinha escondido a lâmina arranhava os braços com as unhas. Faço isso ainda, principalmente à noite. Quase não durmo, sempre fico acordada até tarde lendo/no computador/vendo tv porque se for pra cama cedo vou começar a pensar, e vê tudo que me falta, que me deixa errada, tudo que faço errado, e vou me cortar. Faz uns três dias a última vez que fiz isso, como os cortes que faço são superficiais já estão cicatrizando. Às vezes penso que posso conseguir parar, mas sei que não consigo...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Sei lá. Uma vez fiquei bem depressivo, eu pensei até em me matar, eu até tentei. Quando vi aquela faca na cozinha, porém era muita coisa para perder em apenas um momento ruim. Quanto a automutilação, não sei o que as pessoas vêem nisso. Conheço pessoas que só fazem para chamar atenção.

    Abraços,
    Ser Pedro ♥ | Facebook

    ResponderExcluir
  6. Oi ♥
    Eu já me cortei. Na mesma época que eu tive bulemia e tal, tive uma crise que fiquei muito mal e comecei a fazer essas coisas... Ano passado, pra ser mais específica. Sempre fui [e ainda sou] paranoíca com meu corpo e sempre tive a auto-estima baixo [taí o motivo da bulemia, mas o post é sobre auto mutilação e não sobre isso, foco Ana! haha]. Mas parei de fazer isso, sabe ? Eu parei e pensei "meu, pra quê?" Na hora bate aquele alívio e tal, eu sei disso. Tanto que eu ainda tenho as marcas dos cortes mais profundos. Sempre era na coxa, exatamente pra não verem. Também nunca fui de muito amigos, tinha uns 2 ou 3, mas não me abria. Mas aí eu parei, tanto com os cortes quanto com a bulemia. Ficar me machucando por causa dos outros ? Nunca mais! Cheguei a fazer esse projeto borboleta, e deu até certo. Hoje em dia eu faço com outra amiga minha, embora eu não me corte mais, acho que ajuda.

    Sabe, Brenda [sofri pra achar teu nome! UHASUHSA vi que não gosta de alguns apelidos, se não gostar de Brenda, pode falar viu ? e desculpa! uaghuas], eu não vou falar pra tu procurar psicologo nem nada, porque eu sei que esse lance de psicologo não adianta muito, nem é todo mundo que se abre pra um estranho de jaleco. Eu sei como é isso de não ser suficiente, é muito ruim mesmo. E não liga pra o que essa gente fala de tu, menina! Você é um AMOR de menina, de verdade, adoro teu blog. Essa gente fala isso porque não tem mais o que fazer. Acha que se você fosse isso mesmo, elas ligariam ? Não mesmo! É clichê dizer isso, mas se elas querem te puxar pra baixo, é porque tu incomoda. E se incomoda, é porque é melhor que elas/eles.

    Eu não te conheço profundamente, mas pelo o que você deixa aparecer aqui no blog, você é linda! Tenho certeza que por fora e mais ainda por dentro. Certeza que tem gente no mundo pra quem você é muito especial! E tem gente que importa contigo -eu me importo, e não tô mentindo! haha- E tu é melhor do que pensa, viu ? Fica bem e tenta não fazer mais isso... <3

    Beijos!
    wakin-g

    ResponderExcluir